quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Química: representação dos átomos, isótopos, isótonos e isóbaros

Geralmente, os elementos químicos e seus respectivos átomos são representados por uma ou duas letras derivadas do seu nome em latim ou grego. O número atômico (número de prótons que o átomo daquele elemento tem) deve ser escrito à esquerda da representação e, em cima dele, se localiza o número de massa (número de prótons somado ao número de nêutrons que o átomo daquele elemento tem).
Observe como fica a representação de um átomo de hélio, que tem dois prótons e dois nêutrons. Como esse átomo está neutro, o número atômico é igual ao número de elétrons.
Átomos que ganham ou perdem elétrons se tornam íonsÁtomos que ganham elétrons passam a ter carga total negativa (os prótons do núcleo não são suficientes para neutralizar os elétrons recém-chegados) e são chamados de ânionsÁtomos que perdem elétrons passam a ter carga total positiva (os elétrons restantes não são suficientes para neutralizar os prótons do núcleo) e são chamados de cátions.
Caso haja apenas uma carga não neutralizada, basta indicar se ela é positiva ou negativa. Caso haja mais de uma carga não neutralizada, é necessário indicar sua natureza e a quantidade de cargas
Na natureza, nem todos os átomos de um determinado elemento químico tem o mesmo número de nêutrons. Embora todos eles apresentem as mesmas propriedades químicas, algumas propriedades físicas variam por dependerem da massa do átomo. Átomos de mesma quantidade de prótons e quantidades de nêutrons diferentes são chamados de isótopos.

Portanto, nem todos os átomos de um elemento químico apresentam o mesmo número de massa. Para solucionar esse problema, os químicos passaram a calcular as massas atômicas dos átomos, ou seja, médias aritméticas do número de massa dos isótopos de um elemento químico que levam em conta a probabilidade de encontrá-los no meio ambiente.

Átomos de mesma quantidade de nêutrons e quantidades de prótons diferentes são chamados de isótonos. Átomos de mesmo número de massa e quantidades de prótons diferentes são chamados de isóbaros.

Um comentário:

  1. Oi, Lucas! Acabei de achar essa postagem,que saudades, que orgulho de você! Beijos,
    tia Paty.

    ResponderExcluir