Observe os limites da Europa. |
Analise as principais formas de relevo europeias. Os Montes Urais dividem a Rússia em Rússia Europeia e Asiática, delimitando a Europa e a Ásia. |
Na Europa, existem depressões relativas (acima do nível do mar) e depressões absolutas (abaixo do nível do mar, como é o caso do litoral holandês e o litoral do Mar Cáspio). A parte insular da Europa é formada pela Islândia, pelas Ilhas Britânicas e por ilhas, como as mais de 6000 que fazem parte da Grécia.
Alguns fenômenos das altas latitudes europeias são o sol da meia-noite, a noite polar e a aurora boreal (no hemisfério sul essa última se chama aurora austral). |
Predominam na Europa o Clima Temperado Oceânico (no litoral oeste. A corrente marítima quente do Atlântico Norte mantém as temperaturas amenas) e o Clima Temperado Continental (nas porções central e leste), cujas vegetações são as Florestas Temperadas. O Clima Polar predomina na Europa do norte, com invernos longos e rigorosos, que dificultam o povoamento. Sua vegetação é a Tundra, que é rasteira e adaptada ao frio e ao solo congelado. O Clima Subpolar é similar ao Clima Polar, embora seja mais ameno. Sua vegetação é a Taiga, formada por árvores de forma cônica. O Clima Frio de Montanha aparece nas altas montanhas europeias, onde as temperaturas geralmente são negativas e neva com frequência. Sua vegetação diminui de porte à medida que a altitude onde ela se encontra aumenta. O Clima Mediterrâneo aparece no sul da Europa. Seus invernos são amenos e chuvosos e seus verões, quentes e secos. Sua vegetação é a Mediterrânea, constituída de vinhas e oliveiras. O Clima Semiárido é uma transição para o semiárido asiático, no qual as chuvas são escassas e mal distribuídas. Sua vegetação é a Estepe, composta por herbáceas e gramíneas.
A fertilidade do solo europeu tchernozion associada ao clima, relevo plano e tecnologia permite que haja agropecuária altamente mecanizada. No continente, predominam os minifúndios cujos produtos são vendidos diretamente em feiras locais. A agricultura orgânica consiste no desuso de agrotóxicos, inseticidas ou modificação genética e tem crescido na Europa.
A urbanização da Europa ocorreu, principalmente, devido à industrialização. O continente apresenta baixa taxa de natalidade devido ao aumento das despesas familiares, maior dedicação aos estudos e maior planejamento familiar. Outra característica da Europa é a elevada expectativa de vida. Esses dois fatores combinados implicam em uma taxa de crescimento natural muitas vezes negativa. Com o envelhecimento da população, a População Economicamente Ativa é reduzida e aumentam os gastos com seguros sociais e aposentadorias. São os imigrantes que repõem a mão de obra necessária na Europa e rejuvenescem a população.
Apesar de precisar dos imigrantes, os europeus manifestam-se contra eles através de atos de xenofobia e racismo. |
Muito bom! Posso usar a referência na minha aula?
ResponderExcluir