terça-feira, 9 de junho de 2015

Biologia: a genética e sua nomenclatura

Genética é o estudo dos genes e da hereditariedade, ou seja, da capacidade dos seres de transmitirem informações genéticas através da reprodução.
Os genes são fragmentos do DNA encaixados nos locus gênicos. O DNA, quando organizado, forma o cromossomo.
Algumas pessoas são muito parecidas com suas mães. Outras, com seus pais. Ambas, porém, apresentam metade das informações genéticas de suas mães e metade das informações genéticas de seus pais, já que para cada característica são herdados um gene do pai e um gene da mãe.

Genótipo identifica informações genéticas que poderão se tornar características, como, por exemplo, o tipo sanguíneo e a cor da pele natural de uma pessoa. Ele pode ser mudado por mutação ou radiação. Já fenótipo é o resultado da ação do meio ambiente no genótipo, ou seja, a característica em si, podendo ser facilmente mudado. A cor do cabelo pintado, por exemplo, é um fenótipo pois não reflete nos filhos da pessoa. Em outras palavras, a alteração das células somáticas (não sexuais) não afeta os filhos.

Cariótipo representa a constituição cromossômica de um ser.

Gêmeos univitelinos são também chamados de monozigóticos. Gêmeos bivitelinos são também chamados de dizigóticos ou multivitelinos.
Genes que determinam um mesmo tipo de característica são alelos entre si, sendo que a característica determinada por eles pode ou não ser a mesma. Para cada característica, herdamos um par de genes alelos entre si (um do pai e um da mãe).
Cromossomos homólogos são aqueles que apresentam uma mesma sequência de genes alelos.
Células haploides, como os gametas, são aquelas que apresentam apenas um cromossomo em seu interior. Já as células diploides, como as células somáticas, apresentam pares de cromossomos homólogos.

Cromossomos autossomos são aqueles que não estão relacionados às características sexuais de um indivíduo, já que os responsáveis por isso são os cromossomos sexuais.

Todos os seres humanos, por serem da mesma espécie, têm 46 cromossomos por célula somática, ou melhor, 44 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais por célula somática. Gametas humanos têm 23 cromossomos, ou melhor, 22 cromossomos autossomos e 1 sexual.

O cariótipo de uma mulher normal apresenta 44 cromossomos autossomos e 2 cromossomos X enquanto seu óvulo apresenta 22 cromossomos autossomos e 1 cromossomo X. O cariótipo de um homem normal apresenta 44 cromossomos autossomos, 1 cromossomo X e 1 cromossomo Y enquanto seu espermatozoide pode ter 22 cromossomos autossomos e 1 cromossomo X ou 22 cromossomos autossomos e 1 cromossomo Y.
Indivíduos que têm alelos iguais são homozigotos. Indivíduos que têm alelos diferentes são heterozigotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário