Os símbolos da globalização são a World Wide Web, as multinacionais, as transnacionais, a bolsa de valores e o intenso fluxo de informação existente entre os países. |
Em outras palavras, globalização é o processo através do qual países se tornam mais unidos e dependentes entre si econômica, política, cultural e socialmente. No capitalismo globalizado, algumas empresas têm lucros maiores que o PIB (produto interno bruto) de vários países.
Nos espaços globalizados, smartphones e computadores são usados como instrumentos de trabalho pois permitem vender produtos à distância, dando origem a novas formas de trabalho, como a administração virtual e o home office.
Tem destaque no mundo globalizado o setor de serviços (marketing, telemarketing, atendimento ao consumidor, etc.). |
É também comum a terceirização (por exemplo, quando uma empresa de turismo contrata uma empresa de limpeza para cuidar de seu escritório ao invés de contratar pessoas específicas para o fazer). |
A globalização, contudo, não é para todos, já que o desenvolvimento econômico e a riqueza não se distribuem igualmente no mundo. Em alguns lugares, há consumo exagerado, em outros, faltam elementos básicos como saúde e alimentação. A necessidade de atender mercados internacionais, ter custos menores e inovações tecnológicas constantes intensifica a automação do processo produtivo e, como a mão de obra restante deve ser muito qualificada, surge o desemprego principalmente nos países mais pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário